Quem faz consórcio poupa mais

Quem faz consórcio poupa mais

Graças ao consórcio, o hábito de poupar vem crescendo em nosso país. Afinal, enquanto a caderneta de poupança precisou de 78 milhões de correntistas para arrecadar 235 bilhões de reais, o Sistema de Consórcios, com 2 milhões de contemplados, conseguiu poupar 27 bilhões de reais. Em outras palavras, no consórcio as pessoas poupam  4,5 vezes mais do que na caderneta de poupança. Ao aderir a uma cota o consorciado assume perante si e perante o grupo o compromisso de destinar uma pequena parcela do seu rendimento mensal para poupar. Existem 4 maneiras de se adquirir bens: à vista, financiado, leasing e consórcio.  Por se tratar de autofinanciamento, em que um grupo se une com esse objetivo específico, o consórcio é a modalidade mais econômica de aquisição de bens, pois permite que o participante se beneficie da compra pelo preço a vista, pagando a prazo e ainda sem juros.
Quando se trata de investimento, muitas pessoas não sabem por onde começar. Reservar parte do que se ganha para investir não é tarefa fácil, mas o sistema de consórcio constitui-se em uma opção simples e segura para pessoas e empresas que desejam investir em bens duráveis, bens imóveis e bens de produção. Com uma pequena quantia mensal e um pouco de disciplina pode-se colocar em ação uma estratégia de investimentos com objetivos definidos.
No consórcio, todos os participantes do grupo se beneficiam do autofinanciamento. Assim, o participante contemplado no início passa a usufruir do bem pagando um custo muito menor do que o das modalidades de financiamento. Quem é contemplado no final do grupo também faz um excelente investimento, recebendo um bem pelo seu valor atualizado e pelo qual pagou um valor menor.
Quando contemplado, por sorteio ou lance, o participante tem direito à carta de crédito para adquirir o bem quando e de quem lhe parecer mais conveniente. A carta de crédito é dinheiro vivo e, com o status de quem está comprando à vista, o consorciado aumenta o poder de barganha, beneficiando-se do maior desconto. Enquanto pesquisa o melhor negócio o consorciado tem seu capital preservado, uma vez que o valor é aplicado e corrigido mensalmente.
Fonte: Econ




NOTÍCIAS

Utilizamos tecnologias para personalizar e aprimorar sua experiência em nosso site. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias.