Créditos concedidos por consórcios crescem 24,5% nos últimos dois anos

Crescimento do consórcio

Com a crescente mudança de comportamento do consumidor para aquisição de veículos nos últimos anos, em razão da atual crise econômica, o volume e a participação dos consórcios têm aumentado significativamente em relação às demais modalidades de compra parcelada.

No comparativo entre 2015 e 2013, considerado o período de janeiro a outubro, o acumulado dos créditos concedidos via consórcio cresceu de R$ 22,57 bilhões para R$ 28,10 bilhões, alta de 24,5%, segundo dados do Banco Central do Brasil.

A participação da modalidade no total, incluindo financiamentos e leasing, evoluiu de 20,3% para 26,8%, crescimento 6,5 pontos porcentuais, no mesmo espaço de tempo. Os dados revelam maior potencial utilização dos créditos provenientes dos consórcios, ano após ano.

Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente-executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), "motivado pela crescente inflação, perda gradativa do poder de compra, taxas de juros mais altas, orçamento apertado, entre outros fatores, o consumidor adotou atitudes prévias como pesquisa, avaliação, análise de necessidade, maior controle orçamentário para decidir sobre a compra imediata ou não de um veículo. Com esse comportamento, milhares de brasileiros vêm optando pelo consórcio como forma simples, econômica e planejada de aquisição desse bem".

Em outubro deste ano, os consórcios de veículos automotores apontaram alta de 1,1%, atingindo 6,27 milhões de participantes contra 6,20 milhões no mesmo mês de 2014.

No acumulado de vendas, de janeiro a outubro último, o setor, que inclui veículos leves, veículos pesados e motocicletas, somou 1,73 milhão de novas cotas, contra as 1,72 milhão do mesmo período do ano passado, mostrando estabilidade. O volume comercializado superou R$ 49,2 bilhões

(janeiro a outubro de 2015), 6% mais que os R$ 46,4 bilhões (janeiro a outubro de 2014) anteriores.

Nas contemplações, momento em que os consorciados de posse de seus créditos vão às compras, houve crescimento de 4,8%, com total saltando de 1,05 milhão (janeiro a outubro de 2014) para 1,10 milhão (janeiro a outubro de 2015). Os créditos disponibilizados acompanharam esse aumento, com R$ 28,10 bilhões (janeiro a outubro de 2015), 9,9% mais que os R$ 25,56 bilhões (janeiro a outubro de 2014) passados.

FONTE: monitormercantil

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