Como comprar um carro com consórcio

Como comprar um carro com consórcio

Confira a seguir um passo a passo de como comprar carro com consórcio:

Passo um: definindo o carro e encontrando o plano ideal para você

Ao comprar carro com consórcio, primeiramente é importante definir qual veículo você deseja adquirir, para, assim, saber o valor do crédito que precisará receber para adquiri-lo ao ser contemplado.

Definido o valor do bem, é hora de procurar uma administradora de consórcios que disponibilize o crédito desejado dentro do prazo que você pode esperar para comprar seu carro. Por exemplo, se você definiu que deseja comprar um veículo de R$ 40 mil e que pode esperar até 60 meses, é preciso buscar um plano com essa faixa de crédito e período de duração. Saiba mais sobre o que você pode comprar com consórcio.

Importante: ao escolher uma administradora, procure sempre uma que seja autorizada a funcionar pelo Banco Central, que é autoridade que normatiza e fiscaliza o Sistema de Consórcios. Além disso, compare as taxas cobradas – pois elas podem variar de uma empresa para outra e até entre grupos de uma mesma empresa – e certifique-se de que tudo o que foi acordado consta no contrato.

Passo dois: aguardando a contemplação

No Sistema de Consórcios, existem duas modalidades de contemplação: o sorteio e o lance. A contemplação por sorteio pode acontecer a qualquer momento, desde o primeiro até o último mês de duração do seu grupo. Mas caso queira tentar adiantar a contemplação, você pode ofertar lances, que nada mais é do que antecipação de prestações.

Vale lembrar que o valor da sua carta de crédito é atualizado até a sua contemplação. Dessa forma, seu poder de compra estará garantido mesmo que o valor do veículo desejado tenha aumentado quando você for contemplado. As administradoras realizam os cálculos com base nas regras do contrato e reajustam, além do valor do crédito, o valor das parcelas (para mais ou para menos, conforme a variação do preço do bem).

Passo três: adquirindo o veículo

Contemplado por sorteio ou lance, você recebe da administradora sua carta de crédito e tem total liberdade para escolher o automóvel e o local da compra, comunicando à administradora, nos termos do contrato, as suas escolhas.

Você pode escolher qualquer tipo ou marca de veículo, inclusive diferentes do que havia planejado na compra da cota, ou até mesmo usar sua carta de crédito para adquirir aeronave, embarcação, máquinas ou equipamentos, já que esses bens móveis também fazem parte da mesma categoria que o automóvel, conforme as regras do Banco Central.

Vale lembrar que é possível comprar um bem de valor maior do que sua carta de crédito, desde que você fique responsável pelo pagamento da diferença. Caso adquira um bem de menor valor, você pode utilizar a diferença (até 10% do valor do crédito) para fazer o pagamento de despesas referentes a registros da garantia ou seguro do veículo.

Fonte: abac




NOTÍCIAS

Utilizamos tecnologias para personalizar e aprimorar sua experiência em nosso site. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias.