Consórcio é melhor do que financiar

Consórcio é melhor do que financiar

O que significa consórcio?
É uma palavra latina que significa “parceria”, associação ou sociedade. No caso de compra de veículo, refere-se a uma modalidade em que grupos de pessoas físicas e jurídicas se reúnem para adquirir o produto por meio de auto?nanciamento.

Como funciona?
Um grupo de pessoas paga uma mensalidade, sendo que cada integrante deve adquirir uma cota para participar. A cada mês, são realizados sorteios para a distribuição de cartas de crédito que dão direito à retirada de um veículo entre os participantes. Com essa carta em mãos, é possível adquirir a motocicleta que preferir. 

Quanto tempo demora?
Depende do plano escolhido. Normalmente, varia de 12 a 72 meses. Se o consumidor tiver uma quantia guardada, ainda tem a chance de dar lances para receber a carta de crédito mais rapidamente. O maior lance de cada mês ganha. Se o seu não for o maior, pode aguardar o próximo sorteio para lances. 

Quanto vou pagar?
O valor das parcelas varia de acordo com a motocicleta escolhida, com o acréscimo apenas de algumas taxas de administração, com valor inferior aos juros de ?nanciamento. A parcela do consórcio é sempre calculada em função do valor do bem que o consumidor deseja adquirir, ou seja, se houver variação no valor do bem cobrado pelo fabricante, a parcela também será corrigida, a?m de que o crédito ?que sempre atualizado. Principal vantagem: não há juros, apenas uma taxa de administração que, normalmente, não ultrapassa os 3%. Principal desvantagem: se o consumidor não tem dinheiro para dar lances, nem para dar a sorte de vencer o sorteio, só receberá a motocicleta tão desejada no ?nal do tempo estipulado para o recebimento do valor integral. Nada que planejamento e paciência não resolvam.

Fonte: clic rbs




NOTÍCIAS

Utilizamos tecnologias para personalizar e aprimorar sua experiência em nosso site. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias.