Consórcios de automóveis crescem cada vez mais

Consórcios de automóveis crescem cada vez mais

Quem é que não gostaria  de trocar de carro todos os anos? Ter acesso ao modelo ‘top’ de linha, com todos os confortos e tecnologias desejados? Ou mesmo adquirir o primeiro carro com conforto e todos os itens de série? Para os que têm esse sonho de consumo, uma boa notícia: mesmo com o clima de instabilidade econômica e juros de financiamento cada vez mais altos, a modalidade de aquisição de veículos via consórcio programado tem se destacado e ganha força no Brasil.

Em 2015, no País, os consórcios de automóveis cresceram 20,3%, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac),  com mais de 2,10 milhões de novas cotas comercializadas.

Mesmo com esse incremento consistente, muitas pessoas ainda não entendem com clareza quais as vantagens da modalidade em relação ao financiamento e para quem vale a pena adquirir uma cota. Conversamos com alguns especialistas para tirar essas e outras dúvidas.  

De acordo com as instruções fornecidas pela Abac, o primeiro passo é escolher uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central, que é quem normatiza o sistema de consórcios no País.

Em seguida deve-se verificar os planos disponíveis e escolher um que caiba no bolso. “Como se trata de uma carta de crédito com valor pré-estabelecido (R$ 40 mil, por exemplo), a pessoa adquire a cota,  paga as parcelas  e tem a liberdade de decidir, inclusive,  ao final do pagamento, se quer mesmo comprar um carro, trocar de modelo, ou até dar outro uso para o dinheiro”, detalha o consultor econômico Martinho Azevedo.

Outra vantagem, segundo ele, é a segurança do formato. “Se, no meio do processo, o consorciado não tiver condições de continuar pagando, ele pode vender sua cota ou negociar as parcelas, o que não ocorre no financiamento, que sujeita o consumidor a juros e multas por atraso e pode chegar inclusive a retomada do bem pelo banco. Em tempos de crise, a cautela é essencial”, sugere.

Os benefícios são claros, e o investimento seguro. Faça uma simulação e comece a conquistar!

Fonte: A critica.




NOTÍCIAS

Utilizamos tecnologias para personalizar e aprimorar sua experiência em nosso site. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias.