Saiba os cuidados que você deve ter na hora de adquirir um consórcio

Na hora de assumir um compromisso de longo prazo como um consórcio, todo cuidado é pouco, especialmente na atual situação econômica do país. Através de um consórcio, o consumidor pode adquirir um bem, ou mesmo serviços, que não tem condições de pagar à vista. Ao ingressar no sistema, ele fará parte de um grupo. Todos os integrantes pagam, mensalmente, um valor específico certos de que, ao longo do tempo, terão o retorno esperado. Como o sistema funciona por meio de cotas, um vai financiando o outro. Assim, todos os meses, uma ou mais pessoas são contempladas por meio de sorteios, mas continuam honrando seus compromissos até o final.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), Alexandre Luiz dos Santos, não se pode associar consórcios a pessoas sem disciplina financeira. “O consórcio ajuda a formar uma poupança por meio de um determinado bem que se deseja”, diz. Ele reforça que as prestações nesse sistema são acessíveis e sobre elas não incidem juros. “O consórcio não é uma dívida, e sim, um investimento”, pontua.

O comerciante Ebson Bruno Raulino, 41, já participou de quatro consórcios e não reclama, sobretudo porque não consegue poupar espontaneamente. “Quem vive do comércio não tem condições de juntar dinheiro. Por isso, decidi participar de grupos de consórcio”, afirma. O último deles foi em 2014, para adquirir um carro. Ebson foi sorteado na metade do tempo que, teoricamente, teria que esperar. “Sozinho, não conseguiria juntar dinheiro para comprar o carro que desejava”, comenta. 

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2016/08/14/internas_economia,660001/confira-os-cuidados-necessarios-para-adquirir-um-consorcio.shtml




NOTÍCIAS

Utilizamos tecnologias para personalizar e aprimorar sua experiência em nosso site. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias.