Dúvidas Sobre o Consórcio?

O consórcio é uma solução de crédito que surgiu na década de 1960. Naquela época, quando não havia a opção de financiamento por aqui, um grupo de funcionários do Banco do Brasil teve a ideia de criar uma espécie de poupança conjunta que permitisse que todos comprassem um automóvel. Assim, eles criaram a base do sistema que hoje é fiscalizado pelo Banco Central e administrado por grandes empresas que se dedicam a consórcios em todos os setores, inclusive no imobiliário, como a Maxibras Consórcios.

Mas será que o consórcio de imóveis realmente vale a pena? Descubra lendo o nosso artigo.

O que é consórcio?
A ideia do consórcio é bastante simples. Primeiro, uma administradora reúne um grupo de pessoas interessadas em adquirir o mesmo tipo de bem, e que estejam dispostas a pagarem parcelas mensais, que formarão o caixa do grupo. Em seguida, graças a esse caixa, periodicamente um determinado número de membros do grupo recebe uma carta de crédito, que será usada na compra daquilo que desejam.

 

Simulador Online

As cartas de crédito podem ser concedidas de duas formas, por sorteio ou por lance. O sorteio é feito pela própria administradora ou baseado no resultado da Loteria Federal, utilizando o número da cota de consórcio que a pessoa adquiriu. Sorteado aquele número, a pessoa que o detém recebe a carta de crédito. Pela outra modalidade, há uma espécie de leilão, em que os consorciados podem dar lances para receberem o crédito. Aquele que dá o maior lance é o vencedor.

Quem não for contemplado nem por sorteio e nem por lance recebe a carta de crédito ao fim do prazo de duração da existência do grupo.

Quais são as vantagens do consórcio de imóveis?
Uma das grandes vantagens do consórcio é a facilidade de aquisição de uma cota. Ao contrário do que ocorre no financiamento bancário, para o qual a instituição financeira faz uma série de exigências, como a apresentação de documentos e comprovação de renda para liberar o dinheiro, para fazer um consórcio basta adquirir uma cota e pagar as parcelas em dia, para ter direito a participar dos sorteios ou a dar lances.

O custo do consórcio também é mais vantajoso, se comparado ao dos financiamentos. Não há cobrança de juros – paga-se apenas uma taxa de administração –, então o preço final do imóvel será menor do que se ele fosse adquirido utilizando o crédito imobiliário, que cobra juros, taxas e seguros.

É bom observar que o consórcio é uma forma de poupança forçada, que obriga a pessoa a separar todos os meses a quantia para pagar a parcela. Sem essa obrigação e pensando em apenas fazer uma economia para adquirir o imóvel, sempre surge a tentação de gastar o dinheiro, o que prejudica bastante quem precisa economizar.

Por fim, vale dizer que consórcio financia 100% do imóvel, o que não ocorre no crédito imobiliário. Além disso, como a carta de crédito tem liquidez imediata, quem usa o consórcio na compra do imóvel tem a mesma força de negociação que teria se fosse fazer o pagamento à vista, em dinheiro.

HS CONSÓRCIOS

Hs Consórcios é uma das maiores administradoras de consórcio do sul do país. Ela vem crescendo constantemente com o passar dos anos! Nota-se pela crescente procura da modalidade de crédito mais segura para aquisição de bens e serviços. Estamos falando do Consórcio, que já em 2018, apresenta crescimento de mais de 25% com relação ao mesmo período do ano anterior. De olho nesse gráfico, a HS Consórcios, uma empresa inovadora e líder de mercado, vem investindo e crescendo fortemente nos segmentos em que atua, encantando clientes e colaboradores, proporcionando a realização dos sonhos de muitos consorciados todos os meses. Está presente em 4 estados, em mais de 140 cidades, contando com a parceria de mais de 220 corretores, 100 vendedores próprios, mais de 50.000 clientes ativos e 42.000 bens entregues. Em 2017, recebeu o título de marca preferida em consórcios no Rio Grande do Sul pelo Jornal do Comércio. A HS Consórcios ficou em 1º lugar na categoria "Marcas de Quem Decide", realizada anualmente no estado. Além disso, no mesmo ano iniciou expansão para o estado de Minas Gerais.

 

CONSULTE OS PLANOS AGORA MESMO

 




NOTÍCIAS

Utilizamos tecnologias para personalizar e aprimorar sua experiência em nosso site. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias.