Dicas de como utilizar o 13º salário

Dicas de como utilizar o 13º salário

Separamos algumas dicas para fazer um bom uso desse dinheiro extra:

Dê um lance

No consórcio, a contemplação por sorteio coloca todos os consorciados em dia com o pagamento para concorrerem à contemplação em condições de igualdade. Já na contemplação por lance,  aqueles consorciados que se programaram saem na frente e possuem recursos financeiros disponíveis. Com o recurso extra do 13º salário, você pode aumentar as chances do seu lance ser o vencedor de seu grupo.

Regularize seu consórcio

Ao entrar em um grupo de consórcio, é fundamental escolher um plano que tenha parcelas e prazos que caibam no seu bolso. Entretanto, se o consorciado enfrentou algum imprevisto durante o ano e atrasou as parcelas, uma boa dica é usar o 13º salário para regularizar sua situação.

Antecipe prestações

Ao adquirir uma cota de consórcio, você assume compromisso financeiro com o grupo por prazo determinado. Uma boa sugestão é utilizar os recursos do 13º salário para antecipar o pagamento de algumas prestações, reduzindo esse prazo e a dívida com a administradora de consórcios. Você pode antecipar parcelas vincendas mais próximas, prestações vincendas a contar da última ou utilizar o valor antecipado para diminuir todas as próximas parcelas mensais, dependendo do que estiver previsto em seu contrato.

Quite dívidas

Se no decorrer do ano você não conseguiu honrar todos os seus compromissos financeiros, a orientação é aproveitar esse dinheiro extra para quitar as dívidas que estão em atraso. Nesse momento, é importante analisar as dívidas com juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial, mas se despesas como água, energia e gás também estiverem em atraso, vale olhar para elas com atenção para evitar o corte no fornecimento.

Programe-se para o ano novo

Outra boa maneira de utilizar os recursos do 13º salário é se programar financeiramente para o ano que se inicia. Logo no começo de 2017, você deverá quitar algumas despesas como IPVA e IPTU, ou ainda matrícula da escola ou material escolar, caso você tenha filhos. Essa é uma forma de evitar o endividamento quando essas contas chegarem e se planejar para começar o ano bem financeiramente.

– Consuma

Sabe aquela viagem que você pretende fazer com a família ou aquele produto que passou o ano todo desejando? Se não está endividado, essa é a hora perfeita para realizar alguns de seus sonhos de consumo. Embora o país atravesse um momento financeiro que não incentive grandes gastos, você também pode aproveitar esses recursos do 13º salário para fazer com que o Natal da sua família tenha bons presentes, fugindo das tradicionais “lembrancinhas”.


Se bem utilizado, esse dinheiro extra pode fazer a diferença e contribuir com o equilíbrio do orçamento familiar durante todo o próximo ano. Então, aproveite!

Fonte: Blog Abac




NOTÍCIAS

Utilizamos tecnologias para personalizar e aprimorar sua experiência em nosso site. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias.