O valor do consórcio pode mudar?

O valor do consórcio pode mudar?

 

A pergunta: "O valor do consórcio pode mudar?" com toda a certeza é uma das mais ouvidas entre os consorciados. Afinal, a parcela pode ou não pode mudar? E sim, ela pode mudar tanto para mais quanto para menos. Entenda por que essa alteração acontece e como ela interfere na realização do seu objetivo. Você já deve ter visto no Blog da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) que o valor do crédito no consórcio é corrigido, ou seja, é mudado ao longo do prazo do grupo para garantir o seu poder de compra quando da contemplação. Por esse motivo, mesmo que você seja contemplado meses após a abertura do grupo, você receberá um crédito atualizado e no valor adequado para adquirir o bem ou serviço desejado.

*Para saber mais sobre a atualização do crédito, leia o post Veja como o valor do crédito é corrigido no consórcio.

Quando o crédito é atualizado, a sua prestação do consórcio também é, e nas mesmas proporções. Ou seja, se o seu crédito teve uma atualização de 5,85% (INCC de dezembro/2015 a novembro/2016), suas parcelas também vão aumentar 5,85%, para manter em equilibrio os valores e manter o crédito previsto no fim do consórcio. O percentual da atualização vai depender dos critérios estabelecidos em contrato, que podem ser, por exemplo, um índice de preço ou o valor sugerido pela montadora ou fabricante. No caso do índice, a correção é anual, enquanto que pela montadora ou fabricante, a correção é feita sempre que os valores são alterados, o que pode ser mais vezes ao ano. É importante salientar que a correção pode ocorrer somente de maneira equilibrada, mas tanto para mais quanto para menos. Como assim? Vejamos: Se o preço sugerido cair, o valor do seu crédito e da sua parcela também cai, e vice-versa. Se o índice for nulo ou o preço sugerido não for alterado, seu crédito também não sofrerá alteração.

Já fui contemplado e utilizei o crédito. Minha prestação também aumenta? 

Mesmo que você já tenha sido contemplado e utilizado seu crédito, a sua prestação do consórcio continuará sendo atualizadas (para mais ou para menos). Isso acontece para que todos os participantes do grupo tenham a oportunidade de adquirir o bem ou contratar o serviço desejado.

Continue acompanhando as novidades aqui no site da Maxibras, ou pode consultar o Blog da ABAC para saber mais sobre consórcios.

 

Fonte: ABAC

O valor do consórcio pode mudar?, Valor do Consórcio, Mudança no valor do Consórcio, Consórcio em Parai, Consórcios,



NOTÍCIAS

Utilizamos tecnologias para personalizar e aprimorar sua experiência em nosso site. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias.